segunda-feira, 15 de julho de 2013

Finalidade das marcações do campo de jogo

  • Arco-penal – popularmente conhecida por meia-lua, tem como objectivo determinar a distância de 9,15 m que os demais jogadores que não estão envolvidos nas cobranças de penais devem permanecer, somente o cobrador e o guarda-redes podem ficar a frente dessa marca;
  • Área de meta – popularmente conhecida como pequena área, tem um diâmetro de 5,5m, ela objectiva delimitar espaço para cobrança do tiro-de-meta, presta-se também a delimitar o espaço para cobrança de livre indirecto caso ocorra este tipo de falta dentro da área, nesse caso a barreira não fica na distância do 9,15 m regulamentares e sim no máximo em cima da linha de meta ou linha de golo;
  • Área penal – popularmente chamada de grande área, marca o espaço onde o guarda-redes pode usar as mãos para defender sua meta, marcar também o espaço onde faltas podem se tornar penalidade máxima;
  • Tiro penal – popularmente conhecida como marca do pênalti, marca a distância de 11 m até a linha do golo para a cobrança de pênaltis;
  • Arco de Canto – Espaço conhecido como marca de cantos, espaço para que se possa executar a cobrança de cantos;
  • Linha Lateral – às vezes chamada de linha de canto, serve para delimitar o espaço final de jogo, se a bola ultrapassar essa linha deve ser marcado falta e cobrado o lateral;
  • Linha de Meta – chamada também de linha de fundo, marca o espaço máximo do golo, se a bola ultrapassar essa linha marca falta para cobrança de cantos ou tiro-de-meta. Se a bola passar pelo espaço do golo, então é assinalado golo e a cobrança é feita no ponto central;
  • Bandeirinha de canto – Tem como finalidade facilitar a definição de canto, o mastro fica cravado sobre o encontro de ambas as linhas de lado e fundo, quando a bola bate no mastro e volta, a bola continua em jogo, sem marcação de falta;
  • Círculo Central – sua finalidade é delimitar o espaço no qual os jogadores que darão o toque inicial para colocar a bola em jogo terão sem que haja interferência do adversário, somente o ou os cobradores podem ficar dentro do círculo nos instantes do primeiro toque, a bola deve sempre se cobrada para frente, para o lado do campo adversário;
  • Ponto Central – é a marca que define onde a bola deve ser coloca sem movimento para o início ou reinício da partida;
  • Linha de meio-campo – é a marcação que define os campos de jogo de cada time.

Sem comentários:

Enviar um comentário